Pesquisadores da Telekom Innovation Laboratories (T-Labs) conseguiram atingir a velocidade de 512 gigabits por segundo, em pico de transmissão. A velocidade média ficou em “apenas” 400 Gigabits por segundo — o equivalente a 77 CDs de música enviados simultaneamente.
O mais impressionante é que a T-Labs conseguiu executar essa façanha em condições reais de uso, isto é, fora de um ambiente controlado de laboratório — onde essas condições são sempre ideais. O teste foi feito entre Berlin e Hanover, na Alemanha, cobrindo uma distância total de 734 km.
Outro fato interessante é que no teste foi utilizado apenas um canal de dados do cabo de fibra óptica. Caso fossem utilizados todos os 48 canais de transmissão, seria possível atingir a inimaginável velocidade de 24,6 terabits por segundo, ou seja, cerca de 3.696 CDs de música transmitidos simultaneamente através de um cabo da grossura de um fio de cabelo.
Segundo a T-Labs, essa nova tecnologia pode ser aplicada facilmente nas centrais de transmissão, apenas substituindo alguns equipamentos nos terminais.
Já imaginou ter uma velocidade dessas para acessar a internet em sua casa?
Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/cabo-de-rede/20248-pesquisadores-quebram-recorde-mundial-de-transmissao-de-dados-em-fibra-optica.htm#ixzz1oSxBMieV
Nenhum comentário:
Postar um comentário