Pesquisar este blog

terça-feira, 30 de junho de 2015

Dicas para preservar o Meio Ambiente




"Pequenas atitudes, grandes feitos"





Precisamos mudar os nossos hábitos e preservar o meio ambiente para evitar que gerações futuras enfrentem grandes dificuldades. Problemas como a falta d’água já são reflexo do mau uso dos recursos naturais. Veja o que você pode fazer para preservar o meio ambiente! Colabore!


1- Todos os dias tiramos um pouco da energia da natureza e nada melhor do que plantar uma árvore para devolver o que usamos.
2- Se tiver um jardim em casa, trate-o bem, mas sem desperdiçar água. Não esqueça que as plantas devem receber água nos momentos mais frescos do dia e use sempre fertilizantes naturais.
3- Comprar artigos de segunda mão ou reutilizar o que estaria indo para o lixo é uma outra forma de não desperdiçar os recursos naturais.
4- Não jogue nada fora sem tentar antes doar para alguém que possa dar uma nova vida aquele objeto. Menos lixo, melhor para o meio ambiente.
5- Procure fazer compras no comércio local e de preferência em lugares que busquem preservar o meio ambiente durante a cadeia de produção.
6- Use lâmpadas ecológicas no lugar das lâmpadas tradicionais.
7- Quando sair de um cômodo e não estiver para voltar dentro dos próximos 10 minutos, apague a luz e desligue tudo o que estiver consumindo energia elétrica.
8- Descarte o lixo nos lugares adequados, como por exemplo, aparelhos de celular ou pilhas e tudo o mais. Tudo o que é possível reciclar contribui para preservação do meio ambiente.
9- Prefira as pilhas recarregáveis para evitar de ter que jogá-las fora.
10- Faça reciclagem com todos as embalagens de vidro, o que seria suficiente para diminuir a poluição da água em 50% e do ar em 20%.
11- Faça reciclagem também com as latinhas de alumínio. Para fazer uma latinha nova se gasta a mesma energia que para reciclar 20 latas de alumínio.
12- Troque os sacos plásticos por aqueles de tecidos reutilizáveis ou vá às compras levando um carrinho de feira.
13- Reutilize embalagens de produtos que chegam pelo correio e também jornais.
14- Pense duas vezes antes de imprimir algum papel e sempre procure usar os dois lados da folha.
15- Troque todos os documentos de papel pela versão online, como contas para pagar ou catálogo telefônico. Pague as contas através da sua conta pela internet.
16- Se vai presentear alguém, inove, usando páginas de revistas velhas, ao invés, de comprar um papel de presente novo.
17- No final do dia, desligue o computador, você estará economizando energia elétrica.
18- Troque os copos plásticos do escritório por uma caneca personalizada, evitando gerar mais lixo que demora anos para se decompor.
19- Se o trajeto que você precisa percorrer é curto, vá caminhando, de bicicleta ou prefira os meios de transporte público, evite o carro.
20- Compre suas músicas pela internet, evite a compra de CDs com suas embalagens.
21- A cada refeição vegetariana que você fizer, pelo menos uma vez por semana, estará contribuindo reduzindo os custos energéticos e naturais que a cadeia de criação e distribuição da carne provocam.
22- Só pré-aqueça o forno caso seja muito necessário, como para fazer bolo, com os demais alimentos, coloque-os no momento de assar. Não fique abrindo o forno durante o cozimento toda a hora, isso representa desperdício de energia elétrica.
23- Use guardanapos de pano no lugar de guardanapos de papel.
24- Procure reutilizar todas as embalagens de produtos que você comprar, como potinhos de plásticos e garrafas. As de água, por exemplo, demoram centenas de anos para se decompor.
25- Não tem necessidade de passar as louças embaixo da água quente antes de levá-la para máquina de lavar louça. Se trata de um grande desperdício de água e tempo.
26- Se você usa aquecedor em casa durante o inverno, abaixe em pelo menos 1 grau o termostato, que significará uma economia de 10%.
27- Prefira a lavagem de roupa em água fria sempre que for possível e com o máximo de roupas que o aparelho puder lavar ao mesmo tempo.
28- Só use a máquina de secar roupas quando for muito necessário, caso o contrário, pendure as roupas para secar sob o sol e ao ar livre. Você estará poupando energia elétrica e preservando o tecido da roupa, uma vez que a secagem danifica os fios.
29- Poupe água de todas as formas, desde da lavagem da louça até ao banho. Escove dentes com torneira fechada, não lave calçada, apenas use a vassoura, passe pano molhado para não lavar.
30- O banho não precisa ser demorado e evite duchas muito grandes que desperdiçam ainda mais água.
31- Se possível, guarde a água da lavadora para fazer a limpeza da casa. Basta colocar a mangueira de saída voltada para um grande balde.
32- Prefira os cotonetes que são fabricados com cartão do que os que são feitos com plástico.
33- As fraldas de pano são a melhor maneira de reduzir gastos e ajudar o meio ambiente. Prefira o tipo biodegradável e reutilizável do que as fraldas descartáveis que demoram anos para se decompor. Imagina que um bebê pode gastar entre 5 mil a 8 mil fraldas, de quando começa a usar até parar, o que significa que deverão passar 400 anos para que o material se decomponha.
34- Quando for sair com o carro procure organizar suas tarefas para fazer tudo de uma única vez e economizando o máximo de tempo e combustível. Procure dar carona e pegar carona com o vizinho, deixando um carro a menos na cidade.
35- Mantenha a manutenção do seu carro em dia, pois quando ele está funcionando bem, provoca menos poluição para o meio ambiente e ainda pode poupar gastos com combustível.
36- Não lave o carro com uma mangueira, use um balde com um pano para limpar, quanto menos água você gastar, melhor, menos desperdício desse bem tão importante que está acabando.
37- Toda vez que for viajar faça escolha de bilhetes eletrônicos, que podem ser consultados na tela do celular e dispensam a impressão. Aliás, faça isso para tudo o que for possível.
"Não pense que suas atitudes não podem mudar o mundo, pelo contrário, de pequenos hábitos e passando para as outras pessoas, vamos fazendo com que a situação fique melhor ou pelo menos, que não piore tanto. Não desista!"

- É triste pensar que a natureza fala e o gênero humano não a ouve. (Victor Hugo)


Nenhum comentário:

Postar um comentário