Pesquisar este blog

sábado, 20 de abril de 2013

Sega Pluto: o sucessor do Saturn de quem a história se esqueceu


Super Magnetic
Super Magnetic
No auge do seu poder, algo estranho aconteceu na Sega. Eles começaram a lançar coisas novas uma atrás da outra como o Sega CD e o 32X, o que deixou todo mundo um pouco confuso e apático quando o próximo console “de verdade” da empresa, o Saturn, saiu. Mas isso não impediu a Sega de fazer mais protótipos para hardwares novos e diferentes.
Você já ouviu do Dreamcast, obviamente, e o nome “Sega Neptune”, sussurrado como uma lenda urbana. Mas e o Sega Pluto? Talvez você nunca tenha ouvido falar a respeito, mas aparentemente ele existiu e só duas unidades foram feitas.
Revelado pelo usuário Super Magnetic, do fórum Assembler Games, que aparentemente trabalhou na Sega durante o fim dos anos 90, o Pluto era um Saturn com conexão à internet. Magnetic ganhou a unidade da foto acima como presente de um funcionário que foi demitido na época.
Super Magnetic
“A Sega é uma empresa com uma história conturbada”, expliocou. “O giro de funcionários é sempre um assunto triste, e o Sonic Reaper [Ceifador Sonic], (como nós o chamávamos), atacava com frequência até demais. Dessa forma o passado é esquecido rapidamente – tesouros da geração passada são rapidamente deixados de lado enquanto o novo regime tenta fazer o próprio nome (ou justificar sua existência). Como tal, alguns desses ditos tesouros acabam largados nas mesas das pessoas que foram mandadas embora. E em uma bela brincadeira do destino, essa beleza acabou indo parar na minha mesa e depois dentro de uma caixa, junto com o resto das minhas coisas, quando deixei a Sega”.
Aparentemente só dois desses protótipos foram feitos. Este é o número dois.
Mas por que ele tem o logo do Saturn em cima? Aparentemente a Sega pensou em vendê-lo como um segundo console da mesma série.
Super Magnetic
“Esse negócio é um monstro e definitivamente o console mais pesado que eu já segurei nas mãos”, explica Super Magnetic. “A frente tem duas portas de controle e no topo você tem um drive, uma entrada de cartucho, o botão de força e o venerável Reset. Repare que o logo ainda diz Saturn, então eu vou chutar que Pluto não passava de um codinome, e eles estavam pensando em colocar o nome Saturn nele. (O logo está impresso do jeito que imprimem nos modelos comerciais, então acho que eles estavam falando bem a sério nesse caso). Os lados esquerdo e direito têm saídas de ventilação belas e exóticas, enquanto a traseira é a mesma do Saturn padrão, salvo as portas de rede. A parte de baixo não tem nada além do adesivo escrito “PLUTO-02″ (o que, claro, é digno de nota)”.
Incrivelmente o console ainda funciona. O Super Magnetic ligou um cabo de força e tentou jogar. E veja só…
Super Magnetic
De acordo com o Super Magnetic, o console basicamente roda como o Saturn NTSC americano, mas ainda assim é um belo pedaço da história dos games.

Nenhum comentário:

Postar um comentário